Fotografado em 30/10/2011 Vista do Mar Grosso de cima do molhes, urbanização a beira mar. |
Laguna é uma das praias mais citadas quando se fala em litoral catarinense, a mistura da historia com a praias paradisíacas desperta grande interesse nos mais diversos tipos de estudiosos pesquisadores e principalmente de turistas.
O litoral Lagunense apresenta diversos tipos de praias entre elas locais reservados onde a natureza é a vista principal, e locais onde a urbanização vem tomando conta da paisagem, como exemplo evidente temos o Mar grosso que desde o inicio da urbanização vem cada vez mais perdendo suas características naturais e tomando forma urbana, para suprir a demanda de turistas, e movimentar a economia .
O crescimento urbano no litoral centro-sul do estado de Santa Catarina iniciou-se no município de Laguna em 1496. Os portugueses e espanhóis dividiram seus respectivos territórios do novo continente por meio do Tratado de Tordesilhas, incidindo sobre Laguna o limite austral das terras portuguesas.
A expansão urbana no município de Laguna ocorre com o surgimento da BR-101, e em seguida para a Praia do Mar Grosso, que se tornou um bairro nobre e favoreceu o incremento da atividade turística.
E com o crescimento da economia voltada ao turismo vieram ainda mais transformações para os benéficos humanos, causando impactos ecológicos, mutações genéticas, e adaptações de algumas espécies que futuramente poderá causar algum tipo de evolução.
No mosaico de fotografias aéreas atuais da região de Laguna (Figura 4) observa-se que as planícies costeiras de solo drenado estão praticamente todas ocupadas pela malha urbana. (M. SCHERER et al, 2006)