No município de Laguna no Estado de Santa Catarina situam-se várias praias, uma delas é a praia do Mar Grosso que é urbanizada e possui, consequentemente alteração da vegetação e das dunas existentes no local. No verão a praia é muito visitada por turistas, sendo este provavelmente um dos motivos das tantas alterações que ocorre no ambiente.
Fotografado em 30/10/11 mostrando o crescente urbanismo em volta do litoral.
Para a construção da BR e rodovias foram necessários várias mudanças no litoral catarinense, assim as atividades impactantes derivadas dos meios de transporte passam pelo desmatamento de grandes áreas de vegetação de restinga e de mata atlântica, soterramento de manguezais e lagoas costeiras a alteração da dinâmica costeira por meio de molhes e enrocamento. Essas atividades podem levar à perda de habitats e consequente perda de biodiversidade, poluição de recursos hídricos, erosão costeira, para listar alguns impactos negativos.(M. SCHERER et al, 2006)
Fotografado em 1920 quando começaram as obras de construção do molhes.
Fotografado em 30/10/11 representando os molhes hoje.
Com a urbanização na praia do mar grosso houve a necessidade da retiradas da dunas do local, para a estruturação da cidade, afetando gravemente o local, pois as dunas fazem a transição entre o ambiente marinho e o ambiente terrestre servindo de proteção as transgressões do nível do mar, evitando a contaminação dos aqüíferos continentais pela água salgada.
Fotografado em 30/10/11 na praia do Gi onde ainda pode-se ver as dunas.
Fotografado em 30/10/11 na praia do Mar Grosso demonstrando a retirada das dunas que existiam no local.
Fotografado em 30/10/11 na praia do Mar Grosso demonstrando a retirada das dunas que existiam no local.
Fotografado em 30/10/11 mostrando a placa de identificação do projeto de recomposição de dunas na orla do bairro Mar Grosso.
Outros aspecto de importância ecológica são os resíduos sólidos originados a partir de atividades humanas, estes podem ser encontrados ao longo da orla do município de Laguna. Essa é uma evidência do descaso da população com o ambiente em que vive, não dando a devida importância para as consequencias que esse tipo de atitude pode causar para o ambiente.
Fotografado em 30/10/11 mostrando um pneu jogado na orla da praia do Mar Grosso.
Fotografado em 30/10/11 onde pode-se ver uma garrafa pet nas areias da praia do Mar Grosso.
Fotografado em 30/10/11 mostrando uma sacola plástica em meio as dunas da praia do Gi.
Fotografado em 30/10/11 onde a população ignora a lixeira e acaba jogando o lixo nas areias da praia.
Fotografado em 30/10/11 a contradição entre a placa "Não jogue lixo nas Dunas" e a sacola plástica encontrada nas dunas.